Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

No Linhas Cruzadas desta quinta (10), o assunto é o universo feminino. No debate, o filósofo Luiz Felipe Pondé falou sobre a criação de novos ideais de masculinidade a partir de pautas feministas e os efeitos desse pensamento nas relações entre homens e mulheres. 

Segundo Pondé, o feminismo tenta construir um "novo homem": "Faz parte do discurso, porque pressupõe que tudo é uma construção social, então mudando certos elementos você constrói outros atores sociais, como se fala por aí".

Leia também: Maria Homem comenta '50 Tons de Cinza' e o desejo feminino no Linhas Cruzadas

"Existem áreas como violência doméstica, igualdade salarial, isso não tem o que debater. Mas, nessa área da relação entre homens e mulheres, na realidade o feminismo quer construir um homem novo, mas está estragando a relação entre os homens e as mulheres", afirma.   

Leia também: Pondé e Thaís Oyama discutem masculinidade tóxica no Linhas Cruzadas

Ao comentar sua afirmação de que "feministas não entendem de mulher", o filósofo prossegue: "Essa é uma frase tipicamente retórica, ela visa apontar de uma forma irônica um problema que eu vejo no discurso feminista. [...] O discurso feminista é monotemático, é estreito, ele quer tornar o desejo correto e aí ele cria uma barreira e reprime o que muitas mulheres querem, que é atitude, como a gente falou aqui, também tem uma outra palavra que é 'pegada'. E esse homem da nova masculinidade não tem nem atitude nem pegada". 

Confira o trecho:

Assista à integra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.