Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Sexualidade, feminismo e o desejo da mulher são alguns dos assuntos do Linhas Cruzadas desta quinta (10). Além do filósofo Luiz Felipe Pondé e da jornalista Thaís Oyama, a psicanalista Maria Homem também participa do debate para comentar as razões do sucesso da série 'Cinquenta Tons de Cinza'.

Fenômeno editorial, os livros de E. L. James foram adaptados para o cinema e levantaram tendências no mercado da literatura erótica. Para Maria Homem, por trás do sucesso da série - que mostra uma jovem tímida e inexperiente sendo seduzida por um homem poderoso, controlador e sádico - há uma conexão do feminino com o masoquismo. "A gente tem aqui uma dica quando a gente sabe que algo do humano que é profundamente ligado a uma sedução ao lugar de objeto, ao lugar de você se deixar levar pela mão do outro. O outro sendo sujeito, o outro tendo controle, o outro sendo aquilo que te guia", explica. 

Leia também: Pondé: "O feminismo está estragando as relações entre homens e mulheres"

"Por que essa lógica sadomasoquista pode ser profundamente sedutora? Porque vai ter um príncipe no seu cavalo que vai resolver o grande problema da liberdade e do desejo humano. Ele sabe o que ele quer, sabe quem é você e ele vai realmente conduzir com mão de ferro, máscula, interessante, sedutora e vai saber te fazer gozar, e muito", conclui a pesquisadora.   

Leia também: Pondé e Thaís Oyama discutem masculinidade tóxica no Linhas Cruzadas

Confira o trecho:

Assista à integra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.