Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine concluiu que o medicamento tofacitinibe, comercializado como Xeljanz, reduziu em 37% o risco de morte por Covid-19 em pacientes hospitalizados com pneumonia. A informação foi divulgada nesta quarta (16) pelo jornal Folha de S. Paulo. 

A pesquisa foi feita no Brasil pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa, ligado ao Hospital Israelita Albert Einstein, em parceria com a farmacêutica Pfizer, que produz o medicamento. 

Leia também: Brasil registra 2.997 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e média móvel volta a ficar acima de 2 mil

"Determinamos aleatoriamente, em uma proporção 1:1, adultos hospitalizados com Covid-19 que receberiam uma dose de 10mg de tofacitinibe ou placebo duas vezes ao dia por até 14 dias ou alta hospitalar", explica o texto da pesquisa. 

Indicado para artrite, o remédio foi testado em um total de 289 pacientes de Covid-19 hospitalizados com pneumonia em 15 pontos diferentes do Brasil.

Leia também: Butantan identifica 19 variantes do novo coronavírus no estado de SP

Os resultados mostraram um número menor de óbitos ou falência respiratória no grupo que recebeu o medicamento (18.1%) em comparação com o que recebeu placebo (29%). Já os efeitos adversos observados em ambos os casos são similares (14.1% entre os que tomaram o remédio e 12% no grupo placebo), o que indica segurança do medicamento.