Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Flickr/Ministério do Meio Ambiente
Flickr/Ministério do Meio Ambiente

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu, nesta segunda (21), o afastamento do ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) e o diretor do proteção do Ibama Olímpio Ferreira Magalhães. Ambos são alvos de uma investigação que apura uma “ingerência indevida” em licitação do Ibama para definir o fornecedor dos helicópteros do órgão. Essa ação teria acontecido em agosto de 2020.

O pedido de investigação foi feito pelo subprocurador-geral Lucas Furtado, que afirma ter indícios de "ato de gestão ilegal, ilegítimo, antieconômico e infração à norma legal, com potencial de acarretar dano ao erário" na contratação das aeronaves. O TCU suspeita que as mudanças favoreceriam a empresa Helisul Taxi Aéreo, a atual detentora do contrato.

Leia também: Justiça Federal absolve Lula em investigação por corrupção passiva

Não é a primeira vez que Furtado apresenta um pedido de afastamento contra o ministro do Meio Ambiente. Ele e o delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva fizeram o pedido em abril com base em uma notícia crime. Nesse caso, eles acusam Salles de proteger madeireiros.

Além dessas denúncias, Salles também responde inquérito que investiga um afrouxamento das normas de fiscalização da exportação de madeira no país.

O site da TV Cultura entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama, mas não obteve resposta até a publicação da matéria. Em caso de retorno, o texto será atualizado.

Assista ao Roda Viva com Alexandre Saraiva, ex-superintendente da Polícia Federal: