De acordo com o Ministério da Saúde, os lotes da vacina Janssen doados pelos Estados Unidos não foram distribuídos aos estados porque aguardam aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). As doses da vacina contra a Covid-19 chegaram ao Brasil na última sexta (25) e sábado (26).
Procurada pela Cultura, a pasta afirmou que espera a autorização da agência reguladora ainda nesta quarta e que pretende iniciar a entrega nos próximos dois dias: "O Ministério da Saúde informa que aguarda liberação dos lotes pela Anvisa. A expectativa é que a liberação seja realizada ainda hoje para que a distribuição seja feita em até 48 horas".
A situação das vacinas foi mencionada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em coletiva de imprensa nesta tarde. Ele cobrou o Ministério e pediu a liberação imediata das 678 mil doses destinadas a São Paulo.
Leia também: Doria cobra Saúde por liberação de doses da Janssen doadas pelos EUA
"Até dá a impressão de que Ministério da Saúde não tem pressa. Nós temos. E os brasileiros que precisam da vacina têm pressa, ministro. Nós pedimos que o senhor delibere e faça a gestão junto ao seu próprio ministério para que, deste total [de 3 milhões], 678 mil sejam liberadas para o estado de São Paulo. A nível nacional, são 3 mi de doses de uma vacina que deveria estar no braço e está estocada num depósito do Ministério da Saúde", prosseguiu Doria, dirigindo-se ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Leia também: São Paulo vacina contra a Covid-19 pessoas com 42 e 43 anos nesta quarta-feira
"É muita vacina guardada na prateleira, quando essas vacinas já deveriam estar nos braços dos brasileiros", completou o governador.
REDES SOCIAIS