Notícias

Rosa Weber concede habeas corpus para dono da Precisa ficar em silêncio durante CPI da Covid

Ministra do STF atendeu pedido da defesa de Francisco Emerson Maximiano, sócio-administrador da Precisa Medicamentos


30/06/2021 19h08

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu ao empresário Francisco Emerson Maximiano, sócio-administrador da Precisa Medicamentos, o direito de ficar em silêncio durante depoimento na CPI da Covid. O testemunho dele está marcada para a próxima quinta-feira (1º) às 10h.

A decisão da ministra atende ao pedido da defesa de Maximiano. Segundo Weber, ele não deve ser obrigado a responder, se não quiser, "a perguntas potencialmente incriminatórias a ele direcionadas" e pode ser acompanhado por um advogado durante o depoimento.

Também está assegurado a Maximiano, de acordo com a determinação de Weber, o direito de não sofrer constrangimentos físicos ou morais.

A Precisa foi a intermediária das negociações para a compra da vacina Covaxin, desenvolvido pela laboratório indiano Bharat Biotech. A empresa entrou na mira dos senadores após o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) e seu irmão, Luis Ricardo Miranda, funcionário de carreira do Ministério da Saúde, denunciarem as suspeitas de irregularidades envolvendo o contrato.

Leia também: Lula parabeniza oposição por pedido de 'superimpeachment' de Bolsonaro

O requerimento de convocação de Maximiano foi apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania/SE). Na visão dele, o depoimento será importante para esclarecer os exatos termos das tratativas entre a Precisa Medicamentos e o Ministério da Saúde.

Direito de permanecer em silêncio

O empresário Carlos Wizard também obteve habeas corpus, concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso para não responder perguntas que possam o incriminar durante o depoimento na CPI da Covid.

Após a fala inicial da sessão nesta quarta (30), ele permaneceu calado e deixou de responder a mais de 60 perguntas feita pelos senadores.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças