Estados Unidos abandonam estratégica base aérea de Bagram, no Afeganistão
O presidente norte-americano Joe Biden anunciou a saída das tropas em abril
02/07/2021 14h20
Na última madrugada, os Estados Unidos abandonaram a estratégica base aérea de Bagram, no Afeganistão. A guerra no país foi a mais longa e a mais cara do exército americano. A estimativa é de que foram gastos mais de U$ 3 trilhões durante os 20 anos de conflito.
Cerca de 2.300 soldados americanos morreram e 20 mil ficaram feridos ou mutilados. Sem contar as vítimas da Otan. Entre os afegãos, 60 mil homens da força de segurança e 120 mil civis perderam a vida.
Os soldados americanos e aliados começaram a retirada em maio. O presidente dos Estados Unidos Joe Biden anunciou a saída das tropas em abril. Ele disse que o objetivo de capturar Osama Bin Laden foi cumprido e que a permanência no país não faz mais sentido.
A invasão começou em outubro de 2001, com uma caçada ao líder da Al-Qaeda, responsabilizado pelos ataques de 11 de setembro e morto pelas forças americanas. Os Estados Unidos e a Otan deixam o Afeganistão em uma situação política instável e ameaçada de novo pelo Talibã.
Com medo, centenas de pessoas tentam fugir do país. Os afegãos são uma das maiores populações refugiadas. Cerca de 5 milhões de cidadãos estão espalhados pelo mundo. A maioria deles se encontra no país vizinho Paquistão.
Leia também: "É muito provável que seja eu contra o Lula", diz Ciro Gomes sobre segundo turno em 2022; Índia se torna terceiro país a ultrapassar marca de 400 mil mortes por Covid-19
REDES SOCIAIS