No Estação Livre desta sexta (2), a pauta é fotografia. Para falar sobre o assunto, a reportagem conversou com a fotógrafa e ativista Claudia Andujar, conhecida por seu trabalho ao longo de décadas junto aos povos indígenas do Brasil.
Algumas das obras de Andujar que retratam a vida do povo Yanomami estão expostas na Galeria Vermelho, em São Paulo. "O que nós temos aqui é uma grande instalação composta por 224 imagens, que, como num storyboard, narra a aproximação, a chegada da Claudia nas terras Yanomami nos anos 70", explica o curador Marcos Gallon.
Leia também: FIP - Festival de Imagens Periféricas leva arte para as ruas de São Paulo
"Eu comecei a fotografar no Brasil. Para mim, virou uma linguagem na qual eu tentei entender a cultura das pessoas. Com os índios a gente pode aprender que existem muitas culturas no mundo, tem que entender cada uma dessas culturas e o que eles precisam para continuar a viver como um povo", conta a fotógrafa.
"Estou preocupada porque no momento, por exemplo, o governo brasileiro não tem interesse nenhum em conhecer e entender os povos indígenas. Eles podem sumir com o tempo", continua a artista.
Leia também: Obra dos fotógrafos Rogério Vieira e Léu Britto ganha destaque no Estação Livre
Veja a reportagem:
Da Amazônia à periferia de São Paulo, o programa especial sobre fotografia mostra o olhar de profissionais no dia a dia da profissão. No estúdio, Cris Guterres recebe a designer e fotógrafa Tháysa Barbosa e o jornalista e fotógrafo Jef Delgado.
Assista ao Estação Livre na íntegra:
Exibido às sextas e com apresentação de Cris Guterres, o programa é parte da grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras.
REDES SOCIAIS