Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

A sigla do momento no mundo corporativo é “E-S-G", das palavras em inglês para as questões ambientais, sociais e de governança. O pacto da promoção da equidade no Brasil, lançado agora, destaca a importância de incluir a questão racial nessa agenda. O reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, que é uma das parceiras do pacto, falou no Jornal da Tarde sobre como superar o racismo em todas as dimensões.

Segundo Vicente, esta resolução da sociedade civil e das empresas tem como objetivo incluir de forma clara a valorização dos profissionais negros na agenda de responsabilidade social e empresarial.

“Até aqui, com todas as deficiências, nós fizemos um conjunto de ações de sustentabilidade, mas isso não significou nem a presença e nem o aumento da presença da mulher negra, sobretudo, e também do profissional negro nos quadros de gestão, de gerência, de direção e de comando nas empresas. Imagine que hoje, sendo cerca de 56% da população, ele é apenas 4% nos cargos de gestão das empresas brasileiras. Nós não conhecemos, nas cinco mil maiores empresas de um país miscigenado, um presidente ou uma presidente negra”, comenta.

Leia Também: Jogadores da Inglaterra sofrem ataques racistas após derrota na Eurocopa

O reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares também diz que os consumidores de produtos e serviços de podem ajudar na conscientização dos empresários acerca da inserção de pessoas negras em cargos de chefia ao levar em consideração ações da própria empresa sobre essa questão na hora de consumir.

“Sem diversidade todos pedem e o negro não participa do processo de construção da vida social. Sem isso a sociedade como um todo fica no meio do caminho”, completa.

Veja a entrevista com José Vicente na íntegra no trecho do Jornal da Tarde que foi ao ar esta segunda-feira (12).

Leia Também: Cultura Livre por Liniker