O Instituto Butantan atualmente trabalha no desenvolvimento de uma vacina que combata tanto o vírus Influenza quanto o SARS-CoV-2. Um estudo recente mostrou que as pessoas vacinadas contra a gripe receberam uma proteção contra sintomas graves da Covid-19.
A pesquisa foi feita com 75 mil voluntários infectados pelo novo coronavírus nos Estados Unidos. Enquanto uma metade havia sido imunizada contra a gripe, a outra metade não. A primeira parcela teve um risco 58% menor de sofrer derrames e 45% menor de ter infecções graves.
Leia mais: "Contra a ciência, não há fake news que resista", diz Doria após queda na letalidade em SP
90% dos atletas brasileiros já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19
“Alguns cientistas já haviam apontado que essas formas mais brandas da doença provavelmente fossem fruto de algum tipo de imunidade que esses pacientes já teriam por terem entrado em contato com outros vírus da mesma família”, coloca o sanitarista e professor Gonzalo Vecina.
O presidente do instituto Dimas Covas explica que esta vacina, que está em estudo, seria tetravalente. “Na realidade, serão quatro vacinas, porque a da gripe são três vírus diferentes, mais o coronavírus. Então, serão quatro vírus (combatidos pelo imunizante).”
Assista à nota do Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS