Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

 Isac Nóbrega/Palácio do Planalto
Isac Nóbrega/Palácio do Planalto

Questionado pela Cultura, o Ministério da Saúde afirmou nesta sexta (16) que a atual gestão não tem conhecimento de um documento para aquisição da vacina CoronaVac citado pelo ex-ministro Eduardo Pazuello em vídeo divulgado hoje. 

Na gravação, o então ministro aparece acompanhado de um suposto empresário identificado apenas como "John", e detalha uma reunião em que teriam negociado a compra de 30 milhões de doses da vacina. Ele afirma que um memorando de entendimento entre as partes foi assinado na ocasião. 

"Saímos daqui hoje já com memorando de entendimento assinado e com o compromisso do ministério de celebrar, no mais curto prazo, o contrato, para podermos receber essas 30 milhões de doses no mais curto prazo possível", disse o general (veja o vídeo abaixo).

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a empresa representada pelos participantes do encontro ofereceu o imunizante por US$28 a dose, quase o triplo do preço cobrado pelo Instituto Butantan (US$10).

A gravação foi publicada nas redes sociais pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). Assista:

Ainda segundo a apuração do jornal, o encontro aconteceu em 11 de março de 2021, quando o general da ativa ainda estava no comando da pasta. A agenda oficial de Pazuello do dia não menciona a reunião.

Leia mais: Vídeo mostra Pazuello negociando compra da CoronaVac com intermediadores

A Cultura solicitou à pasta um posicionamento a respeito do vídeo, além de explicações sobre os integrantes da reunião e o motivo pelo qual o encontro não consta na agenda oficial do então ministro. 

O ministério, porém, limitou-se a responder sobre o documento ao qual o general se referiu: "O Ministério da Saúde informa que a atual gestão da pasta não tem conhecimento de memorando de entendimentos para aquisição de doses da Coronavac."

Leia mais: "Vergonha nacional", diz Doria sobre vídeo de Pazuello negociando CoronaVac com intermediadores