Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr Educação SP
Reprodução/Flickr Educação SP

O escritor Ariano Suassuna nasceu na capital da Paraíba, em 16 de junho de 1927. Conhecido por ser um ávido defensor da cultura nordestina, o paraibano reinventou a literatura de cordel e foi um dos precursores do Movimento Armorial, que tinha como objetivo a criação da arte erudita com base em elementos da cultura popular do nordeste.

Em 1930, seu pai, João Suassuna, então governador da Paraíba, foi assassinado por vieses políticos. O livro “Romance da Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-volta”, é inspirado na trajetória de vida do pai. Após o ocorrido, a família foi para Taperoá, onde Ariano passou a ter contato com a cultura através de espetáculos de mamulengos e desafios de viola.

Leia mais: Comunidade LGBTQ da Hungria teme repressão e perseguições

Em 1945, estreou na literatura com o poema "Noturno", destaque no Jornal do Commercio do Recife. Um ano depois, o escritor ingressa na Faculdade de Direito do Recife, mas não se distancia do mundo das artes. Em 1946, Ariano fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco, com Hermilo Borba Filho, dramaturgo pernambucano.

Seu pensamento estético e político são expressados em obras como "O Auto da Compadecida", uma sátira religiosa de 1955, que foi adaptada para os cinemas. Ariano Suassuna foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1989. Ao todo, escreveu 15 livros e 18 peças de teatro.

Em 23 de julho de 2014, o escritor faleceu após sofrer complicações devido a um acidente vascular cerebral (AVC).

Leia também: 10 anos sem Amy Winehouse: Como cantora se tornou um ícone mesmo com uma carreira tão curta

Confira a participação de Ariano Suassuna no Roda Viva, em 2002: