Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Manhattan Connection desta quarta-feira (21) recebeu o jornalista e escritor Laurentino Gomes, o humorista Hélio de La Penã. O programa também tem a participação de Eduardo Mufarej, fundador da escola política Renova BR e da Good Karma, e de Brian Winter, editor chefe da revista Americas Quaterly, que participa na bancada de Nova York.

O apresentador Lucas Mendes perguntou para Laurentino sobre o papel da igreja no período da escravidão. Para o jornalista, as instituições religiosas foram cúmplices, nunca se levantaram contra o tráfico humano e perpetuaram o preconceito contra religiões de matriz africana.

Leia também: Jornalista Brian Winter critica Lula por defesa de regime ditatorial de Cuba

“No Brasil, a Igreja foi cúmplice o tempo todo do sistema escravista. Se criou uma ideologia escravista com bulas papais, sermões de padres jesuítas e tratados filosóficos que defendiam que os negros eram inferiores”, disse o jornalista.

Laurentino também lembrou que a igreja nunca se pronunciou contra o escravismo no Brasil. Em suas pesquisas, ele verificou que o discurso contra só chegou depois da Lei Áurea.

Assista ao trecho completo:

Apresentado por Lucas Mendes, Angélica Vieira e Caio Blinder, o Manhattan Connection vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.

Assista ao programa na íntegra: