Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Estudantes brasileiros aprovados em universidades europeias vivem momentos de apreensão. Por causa das restrições impostas a viajantes do Brasil em vários países do bloco, a emissão de vistos de estudo está suspensa.

Walmir Henrique Silva é um desses jovens. Estudante do Conservatório real de música de Liége, na Bélgica, teve que voltar ao Brasil pra regularizar o visto de estudo. No entanto, com as restrições, não sabe se vai conseguir retornar.

“Ia viajar na noite de 29 de abril. No dia 27 teve uma reunião, e no dia 28 foi imposta uma nova restrição de viagens com o Brasil, Índia e África do Sul, países, considerados de alto risco”, comenta.

Além da Bélgica, a situação é a mesma para estudantes aprovados na Espanha, França, Alemanha, Itália e Dinamarca. O ano letivo na Europa começa no mês de setembro. A preocupação dos estudantes é de que eles não tenham tempo de retornar até a flexibilização das restrições, ou então, perder as vagas definitivamente.

Leia Também: Anvisa decide por unanimidade encerrar pedido de uso emergencial da vacina Covaxin

Vanessa Alvarez foi aprovada para um mestrado em direito internacional na França. Nesta semana o país decidiu que vai retomar a emissão dos vistos apenas para estudantes que comprovem a imunização.

“Não sabemos se teremos o ciclo completo de vacinação, eu mesma já tomei a primeira dose mas não tomei a segunda, se você tiver que provar a vacinação completa pro consulado, vai ser quase que impossível pra maioria dos estudantes e pesquisadores”, diz a jovem.

Ao todo, cerca de 2.500 estudantes estão envolvidos em mobilizações para resolver o problema. Pelas redes sociais, o movimento têm ganhado cada vez mais apoio. Eles afirmam que foi o jeito que encontraram depois de muitas tentativas junto ao Itamaraty.

“O movimento encaminhou e-mail para todos os parlamentares da Assembleia Nacional, então contamos com apoio expressivo na França, mas infelizmente no Brasil não é da mesma forma”, lamenta Vanessa.

Veja mais na reportagem que foi ao ar na última sexta-feira (23) no Jornal da Tarde.

Leia Também: Manifestantes fazem atos contra Jair Bolsonaro e pró-vacina em mais de 18 estados