Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Em edição especial sobre sustentabilidade, o Estação Livre da última sexta (30) conversou com os idealizadores da marca de cosméticos naturais Kurandé.

Criada no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, a marca procura promover autocuidado e fortalecer a autoestima das populações negra, indígena e periférica, explicam os sócios Cláudio Marques e Felipe Garcia.

"Para buscar alternativas mais saudáveis para tratar da nossa beleza, do nosso cabelo, a gente pensou numa empresa que fosse rentável, que fosse sustentável. Era muito difícil encontrar aqui na nossa região. E a gente começou a fazer para os nossos amigos, familiares, para nossa comunidade, para dar de presente. Só que tomou essa proporção gigantesca", conta Cláudio. 

Leia também: "Gerando Falcões é um trabalho de reeducação de toda a sociedade", diz cofundador

"Pensei muito mais práticas que as nossas ancestrais já tiveram. A minha bisavó era curandeira, a avó do Cláudio era saboeira e curandeira também", complementa Felipe. 

Além da sustentabilidade, os fundadores também destacam a importância de fazer com que os produtos sejam acessíveis: "Se a gente for observar o preço dos cosméticos naturais que a gente encontra por aí no mercado, eles são sempre muito altos e às vezes é inacessível para as pessoas que vivem uma realidade como a nossa. A gente resolveu fazer com que os nossos produtos chegassem na casa das pessoas de uma outra forma, ensinando as pessoas a fazer. A gente faz oficinas online o relação à cosmetologia natural e as outras ciências ancestrais".

Leia também: 'AZ Marias': Moda sustentável e inclusiva ganha destaque no Estação Livre

Assista à reportagem:


Para falar sobre sustentabilidade, a apresentadora Cris Guterres recebeu no estúdio a gerente sênior de riscos e controles internos Viviane Elias Moreira e com o supervisor de sustentabilidade no Mercado Livre, Filipe de Figueiredo Oliveira,

Assista ao Estação Livre na íntegra:

Exibido às sextas e com apresentação de Cris Guterres, o programa é parte da grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras.