Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

Repórter da TV Cultura encarregado de cobrir a tragédia de Brumadinho (MG), o jornalista Rodrigo Piscitelli relembrou as experiências do trabalho em seu primeiro livro: '7 Dias em Brumadinho: Os relatos de um repórter que acompanhou a maior tragédia em número de mortos no Brasil' (Seleto Editorial).

O jornalista esteve na cidade mineira pouco depois do rompimento da barragem que resultou em 270 mortes e 10 vítimas desaparecidas, e acompanhou por uma semana o sofrimento dos moradores que perderam familiares no desastre e tiveram suas casas e pertences tomados pela lama.

Leia também: Reverendo Amilton Gomes chora, diz que cometeu um erro ao negociar vacinas e pede perdão ao país

"Rodrigo testemunhou uma tragédia que as palavras mais superlativas não podem dar conta de exprimir. Mesmo em um país acostumado a ser um destruidor do meio-ambiente, o maior devastador de florestas do planeta há várias décadas, as duas tragédias mineiras são as maiores de nossa história. Todo o vale, incluindo o curso inteiro de um dos maiores rios do país, foi assassinado, com mínimas chances de recuperação em muitas décadas", afirma o diretor de Jornalismo da TV Cultura, Leão Serva.

Além de relatar o horror testemunhado pelo jornalista, o livro também promete mostrar os bastidores da produção da notícia para a televisão e o processo por trás das reportagens televisivas. 

"Neste seu primeiro livro, ele se volta à forma básica mais antiga do jornalismo, o texto impresso. Mas a experiência de televisão faz com que ele descreva as cenas com riqueza imagética, para que o leitor possa fechar os olhos e visualizar a cena que ele testemunhou e gravou", completa Leão. 

Assista à série de reportagens Angústia Sem Fim - Brumadinho 1 Ano Depois, que foi ao ar em 2020:

Leia também: Pazuello relatou ter sido ameaçado por Arthur Lira, diz Luis Miranda à PF