Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Masculinidade foi o tema do Linhas Cruzadas desta quinta (5). Na edição, batizada de 'Afinal, o que querem os homens?', o filósofo Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama discutiram a imagem do homem moderno e seus diferentes aspectos. 

Para abordar o assunto, o programa contou também com a participação do jornalista e escritor Marcos Piangers. 

"As discussões feministas têm sido muito importantes para empurrar o homem para uma certa evolução, para o homem se perceber como um ser que vai além simplesmente dessa construção masculina, que é um pouco tóxica, no que diz respeito a não falar sobre sentimentos, não chorar, não dizer 'eu te amo', não ir ao médico, não se cuidar, não pedir ajuda, todas essas construções que acabam resultando em índices um pouco assustadores de suicídio, agressividade, violência, competitividade estresse, burnout, por aí vai", afirmou o convidado. 

Leia também: Pondé discute imagem de 'vilão' do homem heterossexual no Linhas Cruzadas

Apesar dos debates sobre lados negativos do que se entende como masculinidade, há muitos aspectos da figura masculina que devem ser celebrados, destacou o jornalista: "Essas discussões também podem dar uma impressão errada do que é ser homem, a gente pode discutir os problemas, os defeitos da masculinidade, mas é também importante celebrar os os aspectos positivos da masculinidade. Um homem tem, seja por influência do seu hormônio predominante, ou seja, por causas biológicas, ou por influência cultural, essa capacidade de dar segurança às pessoas que estão ao redor dele. O homem tem essa capacidade de usar sua força física para proteger os fracos, para ajudar uma pessoa que está precisando."

"É importante que a gente perceba que a masculinidade não é necessariamente tóxica. Ela pode ser tóxica e é muito lamentável quando isso acontece, mas a masculinidade tem seus poderes, as suas potências, e ela pode ser uma coisa muito bonita. Eu acho que esse é o papel do homem moderno", completou.

Leia também: O que são as novas masculinidades? Pondé discute o assunto no Linhas Cruzadas

Veja o trecho:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.