Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Sérgio Reis é o homenageado da edição do Viola, Minha Viola – Especial que a TV Cultura leva ao ar neste domingo (3/9). Com mais de 50 anos de carreira e dezenas de músicas que se tornaram sucessos nacionais, o cantor e compositor tem sua trajetória relembrada na atração. Apresentado pela violeira Adriana Farias, o programa vai ao ar às 9h, na emissora e no YouTube.

Paulistano do bairro de Santana, Sérgio teve pai seresteiro e tios sanfoneiros, por isso, via a casa sempre cheia de amigos músicos, prontos para tocar. Por influência deles, começou a cantar ainda menino e não parou mais.

Seguindo o caminho de seu pai, o artista também iniciou como seresteiro. Mas, foi durante a Jovem Guarda que viu seu reconhecimento começar a tomar forma, com a composição Coração de papel chegando às paradas de sucesso. No entanto, foi com suas músicas sertanejas que ele se eternizou na memória de todos.

Ao longo de sua trajetória, Reis teve muitos parceiros artísticos que se tornaram amigos. Um dos mais importantes é Renato Teixeira, com quem ele gravou o DVD Amizade Sincera e se apresenta em uma das memórias resgatadas do baú do programa. Seus filhos também têm participação marcante em sua carreira musical e alguns desses encontros são relembrados no Viola.

Repetindo feitos de alguns cantores do gênero, como Almir Sater, Sérgio Reis também teve importantes trabalhos como ator. Ele participou de diversas novelas, incluindo Pantanal, A história de Ana Raio e Zé Trovão e O Rei do Gado. No cinema, foi o protagonista da primeira versão do filme O menino da porteira, que, em 2009, teve um remake com o cantor Daniel no papel principal.

No repertório dessa edição, estão muitos sucessos do cantor em diferentes fases de sua carreira, como Panela Velha, Chalana, Chico Mineiro e O Menino da Porteira. O programa ainda traz outras passagens de Sérgio Reis no palco do Viola, Minha Viola, incluindo um especial ao lado de Inezita Barroso, das Irmãs Barbosa e de Jair Rodrigues.