Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter Luiz Teixeira
Reprodução/Twitter Luiz Teixeira

Nesta sexta-feira (17), mais um caso de racismo viralizou nas redes sociais. Em um vídeo, um homem branco assume nãosuportarpessoas negras e ainda ameaça agredir uma mulher que não é identificada.

A Polícia Militar de Santa Catarina informou que o rapaz nas filmagens é sargento da corporação e está na reserva desde 9 de março de 2016 . A Polícia Civil do estado abrirá nesta sexta um inquérito para apurar o crime inafiançável de racismo.

"Todo Policial Militar, seja de ativa ou da reserva, deve seguir em conformidade com os dispositivos previstos no Regulamento Disciplinar da PMSC, Código Penal Militar e legislação penal geral. O caso identificado será encaminhado à Corregedoria-Geral da PMSC", manifestou a PM em nota.

A PM também declarou que "repudia toda e qualquer tipo de violência contra a mulher ou vulnerável, bem como qualquer tipo de racismo".

De acordo com o artigo 20º da lei n° 7.716 de 1989, será punido pela quem “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A pena é de reclusão de um a três anos de prisão além de multa.

Leia Também: Homem ataca Consulado da China no Rio de Janeiro com explosivo

Na filmagem, o homem discrimina a mulher que realiza a gravação e o filho dela. “Teu filho é um maldito de um negro de um desgraçado”, diz o agressor.

Ao ser perguntado acerca do porquê do ódio à pessoas de cor diferente da dele, declarou, “Porque eu sou racista. Não suporto negros. Tenho amigos negros, mas amigos decentes, não essa negrada do ******* que é marrento que nem tu”.

Percebendo o nível de alteração do homem, a mulher que filma o vídeo diz, “você não bata em mim”. O PM da reserva se exalta ainda mais e, com um chinelo na mão, ameaça agredi-la. “Quer ver? Fala de novo sua macaca, demônio, desgraçada”.

Leia a nota da PM de Santa Catarina na íntegra

A respeito do referido vídeo divulgado recentemente em redes sociais, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Centro de Comunicação Social vem esclarecer que:

- A PMSC repudia toda e qualquer tipo de violência contra a mulher ou vulnerável, bem como qualquer tipo de racismo. Diante deste fato, a referida ocorrência deverá ser apurada com rigor por todos os processos legais;

- O homem que aparece no vídeo é sargento da PMSC, que está na reserva desde 9 de março de 2016.

- Todo policial militar, seja de ativa ou da reserva, deve seguir em conformidade com os dispositivos previstos no Regulamento Disciplinar da PMSC, Código Penal Militar e legislação penal geral. O caso identificado será encaminhado à Corregedoria-Geral da PMSC.


Leia Também: FUNAI renova nesta sexta-feira portaria de terras indígenas por mais seis meses