Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Arquivo pessoal / Cláudio Barreto
Arquivo pessoal / Cláudio Barreto

Durante o período de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará encontrou nas lives uma maneira de dar continuidade ao programa Saúde, Bombeiros e Sociedade. Criado pela corporação no ano de 2003, o PSBS oferece aulas que visam o bem-estar e a saúde de pessoas idosas.

Em 2019, o que era uma iniciativa voluntária passou a receber o apoio do Governo do Ceará e foi regulamentado por lei, se tornando um programa institucional. Atualmente, já são mais de 24 mil pessoas cadastradas no projeto em todo o estado.

As transmissões já acontecem desde o dia 29 de abril. Batizadas de 'Bombeiros em Casa com a Melhor Idade', apresentam alongamentos, danças e outras atividades físico-ocupacionais de baixo impacto, que podem ser feitas pelo público em casa.

"Antes da pandemia, nós fazíamos atividades todos os dias, de segunda a sexta-feira com elas [as pessoas idosas cadastradas no programa]. Após a pandemia, o governo do Estado, juntamente com o Comando dos Bombeiros, tiveram a ideia de tentar fazer a live", explica Cláudio Barreto, tenente-coronel e coordenador-geral dos projetos sociais da corporação. "Para a gente, tudo é diferente. A gente nunca tinha feito uma live".

A ideia se tornou um sucesso. A primeira transmissão realizada já atingiu mais de 10 mil visualizações no canal oficial do Corpo de Bombeiros do Ceará, no YouTube. Barreto revela que pessoas de todas as idades estão se envolvendo com a proposta: "Em um primeiro momento, era para as senhoras da melhor idade. Mas está atingindo todas as idades, a gente vê que tem crianças, tem jovens, pessoas adultas... Pessoas de 90, 91 anos fazendo essa atividade. Então, para a gente, é alegria por conta dessa coisa boa que surgiu nesse isolamento social".


Indo além das barreiras físicas, em menos de um mês de lançamento, as lives já alcançam outros países, segundo Barreto. Portugal, Noruega, Itália e Argentina são alguns deles. "Dizem que estão adorando por lá", comenta o Coronel.

Para formular o conteúdo das aulas, Barreto conta com a equipe dos bombeiros, que conta com profissionais formados em Educação Física. São eles que explicam, realizam os exercícios e fazem brincadeiras e conversam com quem está assistindo. "O que a gente quer é que elas, de alguma forma, comecem a interagir conosco", diz o coordenador.

Atualmente, o Ceará é um dos estados que mais se destaca na quantidade de casos de coronavírus em todo o Brasil. Ao todo, o País já conta com quase 200 mil casos da doença. A pandemia deixou o trabalho dos bombeiros, considerado serviço essencial, ainda mais intenso no estado. "A gente trabalha 24 horas por dia", explica Barreto. Por isso, a repercussão positiva das lives vêm se tornando um alívio durante esse momento conturbado. "Eu sei que tem pessoas de 95, 93 anos, que não podem mais nem se levantar, mas ficam deitadinhas, sentadas, pelo menos movimentando os braços ou os pés. Isso, para a gente, é muito gratificante", finaliza.