Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

Sob o comando de Vera Magalhães, o Roda Viva desta segunda-feira (20) recebeu Guel Arraes e Jorge Furtado. Eles se juntam para lançar um livro que simula um debate entre Lula e Bolsonaro, antes das eleições de 2022. Em breve, o livro "O Debate" vai virar peça de teatro.

Jorge Furtado trabalhou em "Nada Será Como Antes"; "Sob Pressão"; "O Homem que Copiava" e "Todas as Mulheres do Mundo".

O jornalista e crítico de teatro Dirceu Alves Jr perguntou ao roteirista Jorge Furtado sobre a mudança no consumo dos brasileiros com o audiovisual. O jornalista cita o aumento dos streamings estrangeiros no dia a dia da população brasileira.

Dirceu questiona se o brasileiro ainda é um apaixonado por novela, cinema e televisão produtos audiovisuais muito assistido no país.

“A telenovela ainda é uma enorme paixão brasileira, que move todos os dias milhões de pessoas, 30, 40 milhões de pessoas sentam na frente da televisão para ver as novelas que são faladas em português, com atores brasileiros. Acho que essa paixão pelo audiovisual brasileiro ainda existe, mas há uma competição nova, que não existia. Essa novidade, a competição está mudando as coisas, mas os brasileiros ainda gostam de ver os seus atores, suas histórias", explica. 

Assista o trecho completo:


O escritor diz ainda que as produções brasileiras estão aprendendo com o audiovisual estrangeiro.

Filho do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, Guel Arraes dirigiu, entre outros sucessos, "Armação Ilimitada"; "TV Pirata"; "Auto da Compadecida" e "O Bem Amado", também falou sobre o tema. Para ele, o "o povo brasileiro ama o audiovisual brasileiro e tem uma identificação muito grande com suas narrativas".

Assista o trecho completo:

Participam da bancada de entrevistadores Marina Person, apresentadora, cineasta e atriz; Ale Santos, escritor afrofuturista e podcaster no Infiltrados no Cast; Sabrina Fidalgo, cineasta e colunista da Vogue Brasil; Maria Fortuna, repórter de cultura do Jornal O Globo; Dirceu Alves Jr, jornalista e crítico de teatro.

O Roda Viva vai ao ar às segundas, às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.

Assista ao programa na íntegra: