Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Atriz Victoria Blat interpreta Tarsila do Amaral no primeiro episódio de Modernistas

A TV Cultura estreia nesta quarta-feira (13), a série Modernistas. A produção original, dirigida pelo cineasta Ricardo Elias, apresenta um dos movimentos mais importantes da cultura brasileira, o Modernismo. Quatro documentários inéditos relatam a vida e a obra dos principais artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922 - Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Victor Brecheret.

Composta por quatro episódios de 26 minutos cada, a série foi elaborada a partir de uma ampla pesquisa, misturando depoimentos, fotos de acervo pessoal, acervo da TV Cultura e imagens de arquivo. Sobre o projeto, Ricardo Elias diz: “O documentário busca um olhar intimista e pessoal dos personagens, mesclando depoimentos de autoridades no assunto com parentes próximos. A ideia é atualizar as figuras dos modernistas, destacando não só o seu legado, mas a influência que exercem até hoje".

Modernistas vai ao ar às 22h45, com o episódio sobre Tarsila do Amaral. Nas próximas quartas-feiras (20 e 27/5 e 3/6), vão ao ar a vida e obra de Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Victor Brecheret, respectivamente.

Primeiro episódio: Tarsila

Conduzido pela sobrinha-neta de Tarsila conhecida como Tarsilinha, a edição destaca a carreira artística da pintora até seu recente sucesso no MOMA - Museu de Arte Moderna de Nova York -, em 2018, com uma exposição exclusiva Inventing Modern Art in Brazil, que a expôs para o mercado internacional.

O episódio destaca também o sucesso da exposição Tarsila Popular, em 2019, no Masp, em São Paulo, que contou com a visitação de 402 mil pessoas - recorde de público. E o caráter didático das suas obras, já que a pintora é uma das primeiras artistas a serem apresentadas para as crianças.

Uma curiosidade a destacar é que a edição tem um dos únicos registros em vídeo de Tarsila, feito em 1972, e que pertence ao acervo da TV Cultura. A atriz Victoria Blat, que atuou na série Dois Irmãos da Rede Globo, interpreta em alguns momentos a pintora.