Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: TV Cultura
Reprodução: TV Cultura

O Estação Livre desta sexta-feira (24) teve como tema a ancestralidade. A apresentadora Cris Guterres recebeu a filósofa Djamila Ribeiro e a educadora e deputada estadual, Erica Malunguinho, para falar da importância de conhecer as origens e a história do seu país.

Cris iniciou o debate citando o escritor Daniel Munduruku. “O futuro será ancestral ou, simplesmente, não será”. Djamila Ribeiro concorda com a frase, afirmando que o Brasil não conhece seu passado.

“A história é evidenciada a partir de uma perspectiva eurocêntrica, branca e masculina. Se a gente não contar nossa história a partir de quilombos, de Maria dos Reis, de outras geografias que o Candomblé nos traz, não tem como a gente pensar em um futuro de fato”, explica a filósofa.

Erica Malunguinho segue a mesma linha de raciocínio. Para a deputada, o legado dos antepassados une os tempos. “A ancestralidade é o elo entre passado, presente e futuro. O amanhã será ancestral um dia”.

O programa exibiu uma matéria sobre testes de ancestralidade, nos quais a ciência ajuda a entender a nossa história através da genética.

Confira a reportagem:

Assista ao programa na íntegra:


Exibido às sextas, o programa é parte da grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras.