Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: TV Cultura
Reprodução: TV Cultura

Nesta sexta-feira (24), o Estação Livre recebeu a filósofa Djamila Ribeiro e a educadora e deputada estadual, Erica Malunguinho, para falar sobre ancestralidade. Ao lado da apresentadora Cris Guterres, o programa conta a importância de conhecer as origens e a história do Brasil.

Leia mais: “O Brasil é um país que não conhece o seu passado", diz Djamila Ribeiro no Estação Livre

De acordo com Erica, a ancestralidade influencia em “absolutamente tudo” na nossa sociedade atual. “A ancestralidade é o que me faz estar presente no mundo. Tudo que eu organizo em termos de ideias e pensamentos corresponde diretamente a uma história”.

A deputada ainda diz que cresceu vendo o cortejo de Maracatu e o frevo, que fazem parte da cultura africana. “Todo mundo tem ancestralidade, a diferença é a consciência dela. O lugar que nós, negros, e também indígenas reinvidicamos é muito importante, porque se tentaram nos apagar da história, reinvidicar a ancestralidade significa reescrever essa história”, completou.

Confira o trecho completo:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às sextas, o programa é parte da grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras.