Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Flickr Silene Andrade
Reprodução/ Flickr Silene Andrade

O pica-pau-bico-de-marfim, que inspirou o personagem da animação "Pica-Pau", deve ser declarado extinto. Autoridades do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (29), uma listagem com outras 22 espécies de pássaros, peixes e uma planta devem ser declarados extintos e removidos da lista de espécies ameaçadas de extinção.

Além das espécies anunciadas, também estão programados para extinção o pássaro toutinegra de Bachman, duas espécies de peixes de água doce, oito espécies de mexilhões-de-água-doce do sudeste e 11 do Havaí e das ilhas do Pacífico.

“As espécies propostas para exclusão, tiveram proteções da Lei das Espécies Ameaçadas tarde demais, com a maioria extinta, funcionalmente extinta ou em declínio acentuado no momento da listagem”, afirmou o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.

Leia mais: Meio ambiente: Maior árvore do mundo é embrulhada com papel alumínio contra incêndio

Os cientistas alertaram que a mudança climática, somada a outras pressões, torna o desaparecimento de animais mais comum. A agência ainda disse que as circunstâncias de cada um também destacam como a atividade humana pode levar ao declínio e extinção de espécies, "contribuindo para a perda de habitat, uso excessivo e a introdução de espécies invasivas e doenças", disse.

Em cada caso, os humanos foram a causa final, e os fatores variam, como o desenvolvimento excessivo, a poluição da água, a extração de madeira, a competição de espécies invasoras, os pássaros mortos por penas e os animais capturados por coletores privados.

Bridget Fahey, que supervisiona a classificação de espécies do Serviço de Pesca e Vida Selvagem, deu um recado, "E é um lembrete desalentador que a extinção seja uma consequência da mudança ambiental causada pelos humanos", segundo citação do New York Times.

Leia também: Cidadãos italianos relatam vinho tinto saindo da torneia da cozinha