Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Startup Nanonib
Divulgação/Startup Nanonib

A Nanonib, startup criada dentro da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), desenvolveu um spray anti-Covid à base de nióbio com objetivo de proteger as mãos por até 24 horas contra o coronavírus. O produto foi submetido para avaliação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e aguarda um parecer.

O spray é chamado de Innib 41 e foi produzido a partir de uma molécula desenvolvida antes da pandemia. Ela tem ação contra o vírus e outros 18 tipos de bactérias resistentes. O produto foi testado em 300 pessoas e os resultados foram enviados para a Anvisa. Ele não é considerado tóxico pelo fato de usar baixa concentração de nióbio, minério que é o 41º elemento da tabela periódica.

Leia também: Papa Francisco faz apelo para que setores mundiais mudem maneira de agir

O grande objetivo do produto é ajudar pessoas que não conseguem higienizar as mãos com tanta frequência, como operadores de caixa de supermercado e motoristas de aplicativo.

Uma parte do projeto foi financiado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Foram cerca R$ 500 mil recebidos pela startup por meio de um edital específico de combate à Covid-19. Para começar a produção, é necessário a aprovação da Anvisa.