Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Na última segunda-feira (18), um áudio de uma recrutadora de Recursos Humanos de uma farmácia no Rio Grande do Sul repercutiu nas redes por conta das falas discriminatórias. Na mensagem, a funcionária alerta para as contratações da empresa e afirma: “Feio e bonito é o mesmo preço, então vamos contratar os bonitos”.

“Pessoas muito tatuadas a empresa não gosta, piercing na língua, no nariz, na testa, enfim. Não pode, a gente lida com saúde”, diz a recrutadora. Ela ainda pede cuidado com pessoas “muito gordas”.

Leia também: Bolsa Família reduziu em 16% a mortalidade infantil, afirma estudo da Fiocruz

A funcionária também reproduz alguns discursos homofóbicos no áudio: “Se pegar alguém, com todo respeito, 'viado', tem que ser uma pessoa alinhada, que não ‘desmunheque’”. Ela conclui a mensagem pedindo para que “cuidem as aparências” na hora das contratações.

Ouça o áudio completo:

Leia também: Outubro Rosa: Estação da Sé recebe exposição que ressalta a beleza e força feminina

Personalidades como a política Manuela d'Ávila compartilharam o áudio repudiando as falas. “Até quando a aparência, a orientação sexual, a identidade, o corpo ou a cor da pele serão alvo de preconceitos e usados como ‘critérios’ para exclusão de pessoas em processos seletivos de emprego?”, questionou a ex-deputada federal em suas redes sociais.