Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

O câncer de mama é a multiplicação de células anormais, podendo ter origem por alterações genéticas, sendo estas adquiridas ou hereditárias.

Segundo a Agência Internacional para a Investigação do Câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020, foram diagnosticados mais de 2,2 milhões de casos pelo mundo. No Brasil, foram 66.280 novos casos da doença, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Leia também: Outubro Rosa: Conheça os sinais e sintomas para fazer o autoexame

Conhecer o próprio corpo e estar alerta a sinais incomuns que ele possa apresentar, como retração da pele, vermelhidão, inchaço com aspecto semelhante à casca de laranja, ferida ou descamação do mamilo e saída de secreção é extremamente importante.

Manter uma alimentação saudável, praticar regularmente exercícios físicos e evitar o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas podem diminuir o risco de desenvolvimento de tumores. A detecção inicial pode ser realizada a partir de visitas ao médico anualmente e realização de exames de rotina.

Os especialistas do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) Dr. José Roberto Filassi chefe do setor de Mastologia, Dra. Laura Testa chefe do Grupo de Oncologia Mamária, e a médica mastologista Bruna Salani Mota alertam para mitos e verdades relacionados ao câncer de mama.

Homens também podem desenvolver câncer de mama?

Apesar de ser menos comum, homens também podem desenvolver a doença, entretanto, a incidência é de 1%.

Só tem câncer de mama quem tem histórico familiar?

Mito. Também pode ser desenvolvido em pessoas que não possuem histórico familiar. Apenas 10% dos casos são hereditários.

Quem faz autoexame não precisa realizar mamografia?

Independente do auto exame, a mamografia deve ser realizada, pois é o principal exame que reduz a mortalidade.

Implante de prótese mamária atrapalha o autoexame e a mamografia?

Não, apenas necessita de cuidados diferentes. As mulheres com prótese mamária devem realizar o autoexame e a mamografia normalmente.

Leia também: Outubro Rosa: Estação da Sé recebe exposição que ressalta a beleza e força feminina

Quem faz cirurgias plásticas na mama aumenta as chances de ter câncer?

Não há relação. Apesar disso, o público deve realizar o autoexame e a mamografia.

Todo nódulo na mama é maligno?

Normalmente pacientes jovens possuem nódulos benignos. O fibroadenoma por exemplo é muito comum e não pode ser confundido com o câncer de mama.

Vacinas contra a covid-19 prejudicam o diagnóstico de câncer de mama?

As vacinas que combatem doenças virais podem aumentar temporariamente os linfonodos axilares no lado do braço que a vacina foi aplicada. No entanto, não se deve adiar a vacina para realizar a mamografia.

O ideal é aguardar 30 dias entre a aplicação da vacina e a realização dos exames de rastreamento para reduzir chances de um resultado falso-positivo.

A mamografia só deve ser realizada após os 40 anos?

Como exame de rotina deve ser realizada após os 40 anos, mas se houver suspeita e a pessoa apresentar histórico familiar, pode ser feita antes.