Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Em feito inédito, cientistas da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, transplantaram, com sucesso, um rim de porco em humano. A recipiente do transplante foi uma paciente com morte cerebral, da qual a família autorizou o teste antes que os aparelhos fossem desligados.

A paciente ficou como rim por três dias e não foi registrada rejeição do sistema imunológico, algo que normalmente acontece quando o sangue humano penetra no rim do animal.

Leia também: Maioria dos brasileiros é a favor do passaporte da vacina contra Covid-19, segundo pesquisa

O teste também analisou que o rim transplantado teve desempenho equivalente ao órgão humano. Agora, a equipe médica espera a autorização para que esse teste possa ser aplicado em pacientes com insuficiência renal em estágio terminal. Segundo eles, o rim do porco pode ser uma solução para pacientes com uma doença grave que não sobreviveriam até a chegada de um rim humano.

Os animais utilizados para este tipo de teste passam por adaptações alimentares e físicas.

Leia também: São Paulo inicia nova fase do Corujão da Saúde com foco em oftalmologia nesta quinta-feira (21)

Veja a reportagem completa: