Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/pexels
Reprodução/pexels

Quem nunca saiu para ir trabalhar ou passear e se deparou com um trânsito caótico em sua cidade? Com as mudanças frequentes no trânsito e clima instável, é muito comum que esses problemas aconteçam.

Confira esta lista com cinco aplicativos para te ajudar no transporte público.

1 - Moovit

Esse aplicativo é um dos mais usados para ajudar no transporte público. O Moovit pode guiar do local de partida até a chegada. Ele também fornece os horários dos trens, ônibus, mapas e horários de chegada em tempo real. Além disso, o aplicativo fornece um sistema de alerta caso aconteça algum acidente, alteração de horário ou interrupção no serviços das linhas.

O Moovit está liberado para download gratuito tanto para dispositivos Android quanto para iOS. O aplicativo atua juntamente com a SPTrans, Metrô SP, CPTM, EMTU e outras empresas de transportes públicos.

2- OnibusSP

O aplicativo focado na cidade de São Paulo está disponível para download em aparelhos Android e iOS. Nele, é possível localizar linhas de ônibus por toda a metrópole paulistana. Neste dispositivo, é exibido um mapa e o local em que determinada linha de ônibus está.

Para localizar, basta digitar o número da linha e escolher qual sentido a ser exibido no mapa. No aplicativo também é possível favoritar a linha de ônibus, para acessá-la novamente com mais facilidade.

3- Cadê o Ônibus?

Este aplicativo atende tanto São Paulo, com a SPTrans e a EMTU, como outras regiões, como Teresina (STrans), Rio de Janeiro e Curitiba.

Este dispositivo permite pesquisar linhas de ônibus em tempo real, ver a previsão de chegada, adicionar as linhas mais usadas como favoritas e também consultar a rua e ver todos os pontos de ônibus ao seu redor.

O aplicativo também notifica caso aconteça algum problema com o trem ou metrô, ele está disponível para Android e para o iOS.

Veja imagens: Webstory: Cinco aplicativos para ajudar no transporte público

4- CittaMobi

O CittaMobi, como os outros aplicativos, também informa o tempo de chegada dos ônibus, além de mostrar a melhor rota de um ponto para outro. O diferencial deste aplicativo é que ele vende créditos para cartões de transportes e também tem um botão para sinalizar um incidente grave.

Também é possível marcar suas linhas e pontos favoritos para facilitar nas buscas. O aplicativo está presente em mais de 300 cidades pelo Brasil e você pode utilizá-lo por dispositivos Android e iOS.

5- Ônibus ao Vivo

Neste aplicativo, os usuários podem acompanhar o trajeto e a situação dos trens e metrôs em tempo real. O aplicativo funciona em Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.

Ele permite localizar a melhor e mais rápida linha para seu destino, acompanhar no mapa o trajeto e o horário estimado de chegada e até favoritar suas linhas, paradas e trajetos mais frequentes.