Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Jair Bertolucci
Foto: Jair Bertolucci Jorge Forbes e Bete Coelho

Nesta quarta-feira (25/10), a TV Cultura dá início à segunda temporada da série TERRADOIS, apresentada pelo psicanalista Jorge Forbes e pela atriz Bete Coelho. Unindo dramaturgia e reflexão, a atração aborda temas e inquietações do mundo pós-moderno, trazendo discussões inéditas a cada edição. Vai ao ar às 22h30, com transmissão pelo canal oficial do programa no YouTube: https://goo.gl/FR6v2d.

Principal novidade da atração, Bete Coelho é atriz e diretora de cinema, teatro e televisão brasileira. Além de atuar desde os dez anos de idade, já experimentou também o outro lado, dirigindo peças de teatro e shows de cantoras como Daniela Mercury, Marina Lima e Zélia Duncan. Além disso, nesta etapa, novos temas são abordados e trazidos ao telespectador. Entre eles, a pós-verdade, o direito à morte, o perfil das novas lideranças, a educação, os limites – ou a ausência deles – na relação do ser humano com o próprio corpo, a intimidade e o direito à privacidade versus a necessidade de exposição.

Ao longo dos episódios, a ficção, a reflexão e a interação dos apresentadores e atores revelam não apenas o backstage do processo criativo da série, como também todas essas questões voltadas à pós-modernidade.

Sobre o primeiro episódio:

No episódio Caffeine, será abordado um tema absolutamente recorrente à TERRADOIS: as multitarefas. Se no mundo moderno as pessoas deviam ter foco, na pós-modernidade o que vale é ser multifocal. A velha definição pejorativa do “pato”, nada, canta e voa mas não faz nada disso bem feito, em TERRADOIS desaparece. O que vale é a multiplicidade de talento. Caffeine mostra um desses multifocais. Na verdade, dois: o marido e a esposa, diante do inconformismo do pai da moça, um legítimo representante dos conceitos profissionais de TERRAUM. No final, fica claro para todos que antigas noções como horário fixo de trabalho e aposentadoria talvez não existam mais.

Sobre o programa:

A Terra passa por uma das maiores revoluções sociais dos últimos 2.500 anos. A sociedade migrou de um planeta a outro sem se dar conta e, hoje, vive em TERRADOIS. Geograficamente, TERRAUM, o mundo moderno, e TERRADOIS, referente à pós-modernidade, ocupam o mesmo espaço. Seus habitantes também são muito parecidos. Mas as semelhanças param aí. Na prática, em TERRADOIS, do nascimento à morte, tudo é muito diferente. As fronteiras se dissolveram, os antigos remédios já não salvam mais e, para habitar esse mundo, são necessários novos conceitos.

Hoje em dia, selecionamos embriões, a escola já não responde a todas as perguntas, o amor é uma transcendência humanista e o trabalho e a vida se confundem. Cada vez mais somos geradores do nosso próprio conteúdo. O que antes era ameaçador, agora, em TERRADOIS, tornou-se a chance para a humanidade se reinventar em novas formas de viver e se relacionar. No entanto, poucos se deram conta das mudanças que são necessárias para se adaptar às novas relações. É por meio desse choque de conceitos que nasce o ideal do programa, que tem como meta levar ao telespectador a reflexão gerada do encontro entre os dois mundos.