Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Elza Fiúza/ABr (Fotos Públicas)
Reprodução/ Elza Fiúza/ABr (Fotos Públicas)

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), deu detalhes nesta segunda-feira (29) dos testes que a urna eletrônica passou na última semana. Segundo ele, não foram descobertas fragilidades graves no equipamento.

Nos 29 testes feitos nas urnas, em cinco foram encontrados setores onde pode haver aprimoramento na segurança. Porém, nenhuma das avaliações revelaram uma falha que permitisse a adulteração dos votos ou dos resultados de eleições.

O anúncio foi feito durante a apresentação do Teste Público de Segurança (TPS), um evento que acontece todo ano desde 2009. Nele, qualquer cidadão interessado pode apresentar planos de ataque para testar a segurança das urnas.

Na edição de 2021, 29 testes foram aplicados entre os dias 22 e 27 de novembro. segundo Barroso, 24 "não obtiveram qualquer sucesso", ou seja, não conseguiram ultrapassar nenhuma barreira das urnas.

Leia também: Comissão aprova pagamento automático de benefício previdenciário para idoso

O TPS é feito, em geral, no ano anterior às eleições, e teve neste ano sua sexta edição. Nas edições anteriores, de acordo com o tribunal, foram raros os casos em que alguma vulnerabilidade foi encontrada.