Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: Tv Cultura
Reprodução: Tv Cultura

Os líderes indígenas Almir Suruí e Txai Suruí foram os entrevistados do Roda Viva desta segunda-feira (29).

Leia mais: Líder indígena Txai Suruí descarta candidatura nas eleições de 2022

O cacique comentou o aumento do desmatamento no Brasil e as ameaças aos ativistas indígenas. Para ele, os políticos têm grande responsabilidade nestes problemas.

“O desmatamento vem sendo incentivado no discurso de algumas autoridades e de alguns políticos, acreditando na aprovação desses Projetos de Lei (PL 490)”, explicou Almir.

Ainda de acordo com o líder indígena, o desmatamento ilegal na Terra Indígena Sete de Setembro está baseado no arrendamento da terra. “O governo manipula as informações para alimentar o próprio discurso de que está tentando resolver o problema, que está legalizando porque os indígenas estão arrendando a terra”.

O cacique afirmou que está buscando alternativas sustentáveis para o povo indígena deixar essa prática de lado, valorizando a sua cultura.

Veja o trecho completo:

Participam da bancada de entrevistadores Alice Pataxó, comunicadora e ativista indígena; Natalie Unterstell, presidente da Talanoa, colunista da Reset e articulista da Americas Quarterly; Iury Lima, correspondente da revista Cenarium e repórter da TV Cultura; Daniela Chiaretti, repórter especial do Valor Econômico; Luana Genot, empresária e CEO do Instituto ID_BR.

Leia também: Almir Suruí explica ainda ter esperança de que a PL 490 não seja aprovada: “Eles estão prejudicando o futuro do Brasil”

Assista ao programa na íntegra:

O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.