Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura/Thales de Lima do Nascimento
Divulgação/TV Cultura/Thales de Lima do Nascimento

Na edição desta quinta-feira (2) do Linhas Cruzadas, Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama conversam sobre sexo, o último mito do ocidente. O tema vem do livro “Partículas Elementares”, do escritor francês Michel Lulebeck, e na edição eles explicam de onde veio e o que quer dizer essa frase. O programa vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.

Pondé e Thaís começam explicando como a contracultura fomentou o mito do sexo como um caminho para a felicidade. Mas, muito antes na antiguidade, o sexo tinha outra conotação, era visto como uma forma de se aproximar do sagrado, uma porta para acessar os mistérios dos deuses.

Leia também: "A gente está em um processo de conversar", diz Lula sobre chapa com Alckmin

A edição traz também o filme “O Estranho Caso de Willian Reich” (2012), que retrata a vida do psiquiatra e discípulo de Freud que teve uma vida trágica e acreditava que o sexo ou a energia do orgasmo tinha poderes curativos.

Por fim, os apresentadores comentam sobre um trecho de uma terapia de casal que aparece na série Sex Education. "Eu sinto muito, mas eu não consigo deixar de associar a terapia de casal a uma forma de masoquismo", comenta Pondé.

Leia também: Moro compara vendas de sua biografia com a de Lula em foto nas redes