Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Divulgação Museu do Café/André Monteiro
Foto: Divulgação Museu do Café/André Monteiro

Para iniciar as celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna, o Museu do Café, localizado em São Paulo, promove o curso on-line “Mulheres modernistas”. A atividade busca examinar o trabalho de mulheres que atuaram na área de artes visuais no país nas décadas de 1920 e 1930.

Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, por exemplo, são largamente consagradas, mas outras artistas também contribuíram de modo relevante para o cenário que se construía, como Regina Gomide Graz e Mina Klabin Warchavchik.

Com realização da professora Regina Teixeira de Barros apresenta quatro módulos. Cada encontro contará com temas variados, seguindo a ordem: “Revendo Anita Malfatti” (01/02), “O Brasil de Tarsila do Amaral” (08/02), “Mulheres iluminadas: Regina Gomide Graz e Mina Klabin Warchavchik” (15/02) e “Olívia Guedes Penteado: a dama do modernismo” (22/02).

Leia também: ACNUR pede ação internacional para acabar com conflito armado em Sahel Central

Além disso, a doutora em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP) apresentará o papel da fazendeira Olívia Guedes Penteado junto ao grupo de modernistas, central para a promoção da arte moderna nacional.

Com vagas limitadas, as oficinas acontecerão pela plataforma Zoom. A turma terá acesso às gravações do conteúdo ministrado por 30 dias, através de link no Youtube.

A capacitação completa custa R$ 150 e os inscritos receberão certificado de participação. Para aderir, é preciso enviar um e-mail ao inscricao@museudocafe.org.br.

Leia também: Novo single de Pe Lu traz a representação do Carnaval de forma introspectiva

O curso será o primeiro das programações idealizadas pelo Museu do Café para o período. A instituição divulgará, em breve, novas atrações baseadas na mesma pauta, como palestras, leituras, apresentações musicais e oficinas, a fim de discutir a quebra de paradigmas da Semana de 22 e sua influência na contemporaneidade das artes.

Os interessados devem acompanhar o site e as redes sociais (@museudocafe) do equipamento.