Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: TV Cultura
Reprodução: TV Cultura

O Opinião desta quarta-feira (19) debateu a gordofobia na sociedade. Para abordar o assunto, o programa teve participação da psicóloga Gabriele Menezes da Costa, do nutricionista Erick Cuzziol e do médico psiquiatra Adriano Segal.

Erick se apresenta como “nutricionista gordo” e afirma que na própria área em que atua existem preconceitos com pessoas acima do peso.

“Quando eu me formei pesava 130 quilos e percebi que fui engordando depois da faculdade, porque não conseguia emprego.Em toda entrevista eu tinha que explicar o porquê eu era nutricionista e era gordo”, contou.

Segundo Erick, o que mais o incomodava era esse julgamento acontecer como se a nutrição tivesse resolvido o problema da obesidade, o que ele afirma que ainda não aconteceu. “Temos algumas respostas, alguns controles, mas não a solução. É vendida a solução, mas ela ainda não existe, infelizmente”.

Leia mais: Tiago Abravanel relata constrangimento com toalha em reality show: “Não dá a volta”

Gabriele Menezes criou uma rede chamada “Saúde Sem Gordofobia”, voltada justamente para esse preconceito no meio. A psicóloga explicou que o projeto foi desenvolvido juntamente com Erick, e surgiu de recomendações de médicos para pessoas gordas.

“A gente tinha um grupo para trocar profissionais que os nossos pacientes gordos estavam precisando. Nós decidimos que tínhamos que ampliar isso para que outras pessoas tenham acesso e foi muito legal a adesão”, comentou Gabriele.

A gordofobia dentro da área da saúde é uma reclamação constante dos pacientes do psiquiatra Adriano Segal. Segundo ele, muitos profissionais atendem de maneira rápida e sugerem que o paciente “perca peso”, quando essa não é a maior dificuldade para pessoas obesas.

“A parte mais difícil é perder peso de maneira saudável e manter essa perda, inserida em uma mudança no estilo de vida”, explicou Adriano.

Leia também: Economia será tema central no processo de decisão de voto em 2022, afirma cientista político no Opinião

O Opinião completo vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h30 desta quarta-feira (12).

Confira o programa na íntegra: