Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: Tv Cultura
Reprodução: Tv Cultura

O Estação Livre desta sexta-feira (28) falou sobre o racismo em diversos aspectos. Entre os temas debatidos, o programa falou sobre racismo reverso, assunto que gerou bastante polêmica nas últimas semanas após o antropólogo Antonio Risério escrever um texto na Folha de S.Paulo afirmando que negros cometem preconceitos com brancos disfarçados de luta antirracista.

Para abordar o tema, a apresentadora Cris Guterres conversou com Vera Iaconelli, psicanalista branca que critica quem defende a ideia de racismo reverso.

De acordo com Vera, esse pensamento não cabe em nossa sociedade, uma vez que os brancos possuem diversos privilégios, independente de classe social.

“A gente vive em uma estrutura que beneficia os brancos desde quando a gente nasce, não importa se você é rico ou pobre. Você vai seguindo nesse caminho ao longo de toda a sua vida”, explicou.

A psicanalista acredita que o sentimento inconsciente de culpa pela escravidão motiva a ideia de racismo reverso.

“É um medo de que a partir de agora a gente vá viver o que vocês (negros) viveram, que inverta esse jogo, o que não tem a ver com as lutas antirracistas. Acabar com o racismo é acabar com as relações de poder baseado na biologia”, disse Vera.

Ela ainda completa afirmando que os brancos precisam estudar mais o assunto e devem reconhecer que são racistas pela estrutura que vivem.

“Por mais bacana que você seja, uma pessoa boa, você, branco, é racista. Isso não significa que você é um linchador, é um olhar racializado que existe desde a sua história na escola, na família”.

Veja a reportagem completa:

Leia também: Com festas privadas permitidas, Carnaval pode segregar pretos, pobres e periféricos

Assista ao programa na íntegra:

O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura negra, a rica diversidade do Brasil e trazer a sociedade para repensar e ajudar a reconstruir um país mais justo para todos.