Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

O médico português Antonio Pedro Machado, um dos principais defensores da Ivermectina para o tratamento da Covid-19 na Europa, recebeu, desde 2014, mais de 224 mil euros da farmcêutica A. Menarini Portugal, que pertence ao Menarini Group, empresa que produz medicamento à base de Ivermectina (o Ivecop). As informações são da CNN de Portugal.

Ao todo, Machado recebeu 224.184 euros de diversas formas diferentes. Uma parte era por meio de patrocínios para conferências e outra parte em pagamentos por consultorias ao grupo farmacêutico. Um evento organizado pelo médico em 2021 recebeu 119 mil euros da A. Menarini Portugal.

Leia também: Crianças que receberam as doses erradas da vacina contra a Covid-19 são imunizadas novamente na Paraíba

Já foi comprovado que a Ivermectina não tem qualquer efeito no combate contra a Covid-19 e a Autoridade Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed), a Anvisa de Portugal, não recomenda o uso desse medicamento.

Diante das denúncias, o médico se pronunciou e admitiu que fez trabalhos de consultoria para a Menarini. Questionado se a defesa da Ivermectina contra a Covid-19 configurava um conflito de interesses, não quis se pronunciar. 

Outras polêmicas

Além de defender a Ivermectina, o médico também falou contra as vacinas. Durante uma transmissão nas redes sociais no último mês de janeiro, ele afirmou que os estudos relacionados a imunização citados por instituições, como a Organização Mundial de Saúde e a Agência Europeia do Medicamento, foram “deturpados”, “forjados” e “inventados”.