Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: TV Cultura
Reprodução: TV Cultura

O Estação Livre desta sexta-feira (11) falou sobre estrangeiros que vêm para o Brasil em busca de uma vida melhor.

Para falar sobre imigrantes e refugiados, o programa recebeu Benazira Djoco, empreendedora social guineense e o ativista congolês Proster Dinganga.

Benazira explicou que o brasileiro recepciona bem os imigrantes, mas o tratamento varia dependendo da nacionalidade.

“Eu sou muito bem recebida, mas as leis nos dificultam. Na Polícia Federal, já me falaram: ‘Você gosta de trazer muitas pessoas, está trazendo a África pra cá?’ - A gente vê o tratamento com os sírios, por exemplo, é diferente”, contou.

A empreendedora social falou um pouco sobre seu trabalho, que segundo ela não atende apenas africanos.

“Nós atendemos os próprios sírios, pessoas da Colômbia, Venezuela. O objetivo inicial era focar na população africana, mas vimos que essa causa é humanitária, a dor é igual para todos”, disse Benazira.

Proster enxerga a regularização migratória no Brasil de uma maneira diferente. Segundo ele, as leis brasileiras são bastante progressistas, mas pecam na concretização.

“Em relação a outros países, como os europeus, é muito mais tranquilo se regularizar aqui, mas existe uma ignorância dos órgãos oficiais nessa área que dificulta o acesso aos direitos. Falta informação”, explicou o ativista.

Veja a reportagem completa:

Leia também: Após morte de Moïse, presidente da Comunidade Congolesa no Brasil cobra mudanças no sistema

Assista ao programa na íntegra:

O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura negra, a rica diversidade do Brasil e trazer a sociedade para repensar e ajudar a reconstruir um país mais justo para todos.