Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: TV Cultura
Reprodução: TV Cultura

O Linhas Cruzadas desta quinta-feira (30) debateu como o ressentimento é a sensação que move o mundo.

Baseado nas análises de Friedrich Nietzsche, Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé conversaram sobre o ressentido político e o social, aprofundando mais no último.

Segundo Pondé, na era pós-Nietzsche esse sentimento aumentou, porque a visibilidade da desigualdade também cresceu.

“Existe a ideia de que, hoje, você tem todo o direito de querer ter direitos. Então, a sociedade deve te dar oportunidades, o Estado deve cuidar de você”, explicou o filósofo.

Thaís questionou se essa oportunidade de se comparar com o outro serve de alavanca para o crescimento pessoal. Pondé responde que, de acordo com os pensamentos de Nietzsche, não.

“Ele descreveu o ressentido como aquele tipo de homem que se esconde e passa a vida toda odiando dentro do quarto. No entendimento do Nietzsche, o ressentimento fere o tesão pela vida, então não tem o que alavancar, ele está brocha”, completou.

Veja o trecho: 

Leia também:  "Quando o ressentimento se torna uma regra, fica todo mundo muito sério"

Assista ao programa na íntegra: