Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

De acordo com a revista “The New England Journal of Medicine”, cientistas teriam observado 35 indivíduos infectados na China pelo vírus Langya, da mesma família dos patógenos Hendra e Nipah. A vigilância-sentinela foi o meio pelo qual os profissionais identificaram o vírus e o quadro clinico, além de acreditar que a infecção ocorreu por exposição a animais no leste do país.

Leia mais: Brasil voltar a registrar mais de 300 mortes por Covid-19 em 24h

"Um henipavírus filogeneticamente distinto, denominado Langya henipavirus (LayV), foi identificado em uma amostra de swab de garganta de um paciente por meio de análise metagenômica e vírus subsequente isolamento. [...] Investigações subsequentes identificaram 35 pacientes com infecção aguda por LayV nas províncias de Shandong e Henan da China, entre os quais 26 foram infectados apenas com LayV (nenhum outro patógeno estava presente)", analisaram os pesquisadores.

O sintoma mais comum destas 26 pessoas foi a febre. Além disso, os cientistas também avaliaram o cansaço, tosse, perda de apetite, dor muscular, náusea, dor de cabeça, vômitos, junto de baixos níveis de plaquetas, números de glóbulos brancos, redução da função hepática e renal.

A primeira aparição do vírus Langya foi em 2018 nas províncias de Shandong e Henan.

Leia também: Varíola dos macacos: OMS estuda novo nome para a doença após ataques a animais