Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

O Roda Viva entrevista, nesta segunda-feira (27), Ciro Gomes, candidato à Presidência da República pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele é o segundo convidado da série de entrevistas do programa da TV Cultura com candidatos ao Palácio do Planalto.

Advogado e professor universitário, começou a carreira política no início da década de 80. Foi deputado estadual duas vezes, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro da Fazenda, ministro da Integração Nacional e deputado federal.

A Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (15) mostra o candidato Luiz Inácio Lula (PT) com 44% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 32% na eleição para a Presidência da República. Logo atrás está Ciro Gomes (PDT), com 6% das intenções.

No programa, Ciro é questionado sobre a importância da democracia para a sociedade. Além disso, repercute os militares no governo de Jair Bolsonaro (PL).

“Eu vejo a democracia em risco no governo Bolsonaro. Mas é muito menos pelo Bolsonaro, que tem um delírio golpista na cabeça, é a gente tem que vigiar, mas é mais pelo fracasso da democracia na vida do povo. A democracia brasileira, hoje, é uma abstração marciana para a maioria da população que está vivendo o pão que o diabo amassou”, diz.

O candidato ainda fala sobre o campo democrático em um possível governo de Lula, que é líder nas pesquisas. Segundo ele, “Lula é um corrupto, populista, mas é do campo da democracia”.

Ciro Gomes ainda fala sobre a participação de militares no governo. Desde o início do mandato, o presidente Jair Bolsonaro dividiu o seu governo entre técnicos e militares, inclusive em ministérios. Nos últimos meses, o mandatário passou a falar sobre a participação das Forças Armadas nas eleições.

“De 16 comandos, 12 têm posições legalistas firmes e quatro dúbias. Nenhum deles é golpista, são informações dos meus diálogos. O ministro da Defesa é golpista. É um desastre completo.

Participam da bancada de entrevistadores Malu Gaspar, colunista do Globo, André Guilherme Vieira, repórter de Política do Valor Econômico, o colunista e editorialista da Folha de S. Paulo Vinicius Torres Freire, a repórter do jornal O Estado de S. Paulo Beatriz Bulla, e o jornalista e escritor Flavio Costa.

Assisto ao programa completo:

O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.