Os atrasos e cancelamentos de voos atingiram 5,2 milhões de pessoas nos aeroportos do Brasil até julho de 2022, o que representa 1 afetado a cada 7 passageiros transportados no período, segundo os dados do levantamento da empresa AirHelp, especialista na defesa dos direitos de passageiros das companhias aéreas.
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O número já supera os 4,5 milhões por esse mesmo tipo de ocorrência de 2021. Desse grupo, 640 mil teriam direito à indenização pelos transtornos com atrasos e cancelamentos.
O total de passageiros transportados entre janeiro e julho de 2022, no entanto, também é maior do que todo o ano de 2021 — foram 41,2 milhões contra 40,6 milhões no ano passado.
Ainda de acordo com o levantamento da AirHelp, alguns dos viajantes tiveram que lidar com problemas nos aeroportos. Atrasos superiores a 4 horas afetaram 95,3 mil passageiros de janeiro a julho deste ano. No mesmo período, outros 226,4 mil tiveram voos cancelados.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aponta que, proporcionalmente à ocorrência (cancelamento ou atraso), o passageiro pode ter seu dinheiro estornado ou receber hospedagem, alimentação e meios de comunicação, como acesso à internet.
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