Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Instagram @chadwickboseman
Reprodução/ Instagram @chadwickboseman

O tema do Estação Livre desta semana foi o cinema brasileiro e a representatividade negra atrás e na frente das câmeras.

A edição conversou com o cineasta Renato Candido sobre a importância de “Pantera Negra”, saga que terá continuação em novembro.

“A gente encontra elementos africanos presentes no filme, como o cenário e os figurinos”, disse Renato.

O cineasta também enxerga semelhanças em Wakanda, país fictício onde se passa a história, e nos quilombos. Além disso, ele destacou o impacto positivo que a representatividade do filme gera.

Veja o trecho completo:

“Eu entendo esse herói negro como um abrir de portas. Imagina um jovem na ‘quebrada’ que quer estudar cinema e a primeira relação com essa área é o filme ‘Pantera Negra’...A partir disso, se descortina um mundo do audiovisual para essa pessoa. Toda vez que temos um protagonista negro nós temos que celebrar, porque o normal é ter narrativas de pessoas brancas, num mundo branco, com seus dramas brancos.”

Leia mais: 20 anos de Cidade de Deus: Escritor lamenta “fracasso social” do filme

Assista ao programa na íntegra:

O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura.