O Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, criticou nesta terça-feira (15) "líderes e empresários" que vão à Conferência do Clima da ONU, a COP 27 de "jatos particulares”
"Filantropos, líderes e empresários e seu sempre exagerado número de assessores vieram em jatos particulares ao luxuoso balneário do Mar Vermelho para cobrar metas de redução de emissões dos outros, sugerindo carros ultramodernos a hidrogênio ou 100% elétricos, completamente desconexos da realidade de diversas regiões do Brasil e do mundo", disse.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou ao Egito na aeronave do empresário José Seripieri Junior, proprietário da aeronave.
Lula e Seripieri foram juntos à conferência, no avião do empresário. José é fundador da Qualicorp e dono da Qsaúde. Os dois são amigos há cerca de 10 anos. A viagem de Lula no Jato de Seripieri gerou reações nas redes sociais e críticas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).
"Os governos têm a responsabilidade de atuar nesta agenda com racionalidade sem discursos populistas e utópicos", completou Joaquim Leite.
Ontem, o vice-presidente eleito e coordenador da transição de governo, Geraldo Alckmin, também falou sobre o tema, “A informação que tenho é que não é emprestado, [o empresário] está indo junto para a COP. Não tem empréstimo, estão indo juntos no mesmo avião, estão indo mais pessoas, ex-governador, lideranças políticas ambientais, todos juntos", afirmou na ocasião.
REDES SOCIAIS