Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Conhecido por sua emblemática frase "Penso, Logo Existo", René Descartes foi um dos fundadores da filosofia moderna e sistematizou o racionalismo cartesiano. Apesar de ele ter sido um defensor ferrenho do pensamento racional e da dúvida em nossos sentidos, há rumores de que alguns dos seus sonhos motivaram certas decisões, conforme retrata um filme sobre sua vida, Cartesius, de 1974.

Além dessa história, em homenagem ao filósofo, matemático e astrofísico, que nasceu no dia 31 de março, listamos algumas curiosidades sobre sua vida.


1- Seu nome latino era Renatus Cartesius

É essa a raiz do nome de seu método cartesiano e do racionalismo cartesiano.


2- Antes de ser matemático, formou-se em Direito

Por incentivo de seu pai, Descartes graduou-se na área. Contudo, em um momento de sua vida, ele desistiu do Direito e se embrenhou pela Matemática e Filosofia.


3- Durante um período, integrou as tropas de Maurício de Nassau

Maurício de Nassau foi o responsável por administrar o domínio da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais no nordeste brasileiro, durante o século XVII.


4- Com seu pensamento racional, ele provou a existência de Deus

A partir do princípio da causalidade, na terceira e quinta parte de Meditações Metafísicas, René Descartes provou que Deus existe. Ele o fez a partir da ideia de perfeição e do conhecimento da essência de Deus; afinal, o Criador não é sentido, mas está no plano do pensamento, de acordo com o autor.


5- Com seu pensamento racional, Descartes não negou a importância da emoção

Isso fica explícito em duas de suas frases famosas: "A filosofia que cultivo não é nem tão bárbara nem tão inacessível que rejeite as paixões; pelo contrário, é só nelas que reside a doçura e felicidade da vida" e "Os homens que se emocionam com as paixões são capazes de ter mais doçura na vida".