Mitos e verdades sobre os gatos
14/07/2023 10h42
Segundo o Censo Pet IPB (2022), a população de gatos em lares domésticos no país subiu de 25,6 milhões (2020) para 27,1 milhões de indivíduos em 2021. Embora os cães predominem nas casas brasileiras, proporcionalmente o número de felinos cresce em maior velocidade.
Dessa forma, é comum que muitas dúvidas surjam a respeito dos bichanos tão queridos pelos brasileiros.
Pensando nisso, o portal da TV Cultura selecionou sete mitos e verdades para que a relação entre gatos e humanos possa ficar ainda melhor. Veja:
1) Gato odeia água?
Mito! Embora muitos gatos não apreciem o contato com a água, outros adoram estar em meio a torneiras e tanques. O felino gostar ou não de água vai depender de como ele foi acostumado. De todo modo, algumas raças tendem a gostar mais, como o Maine Coon, conhecido por ser a maior raça de gato do mundo.
2) Gatos brancos de olhos azuis são surdos?
Verdade! Quer dizer, a maioria deles são! De acordo com uma pesquisa da Universidade de Medicina Veterinária de Cornell, 65 a 85% dos gatos completamente brancos e com dois olhos azuis são deficientes auditivos. Isso acontece devido à presença do gene W, que ocasiona a surdez.
3) Gatos não podem ser adestrados?
Mito! Embora os gatos tendem a demorar a obedecer comandos em processos de adestramento, técnicas e exercícios específicos podem ajudar nessa tarefa.
4) Após castração, gatos podem ficar obesos?
Verdade! A castração influencia no metabolismo do animal. Logo, a tendência é que eles ganhem peso, podendo inclusive ficar obesos. Por isso, é importante manter uma alimentação adequada e atividades que fomentem a movimentação do animal.
Foto: Unsplash
5) Ronronar depois de comer ou de receber carinho é sinal de felicidade?
Verdade! O ronrom pode até ser produzido em outros contextos, na maioria das vezes que os gatos emitem o barulho, após alimentação ou sinais de carinho, estão demonstrando afeto, satisfação e felicidade.
6) 7 vidas?
Mito! Esse é um dos maiores mitos históricos quando se trata do felino. No Egito Antigo, os gatos eram considerados animais sagrados e se acreditava nas múltiplas vidas animal. Na Idade Média, os gatos pretos eram associados à bruxaria devido à chamada invencibilidade. Por meio de provérbios, o profeta Maomé também contribuiu para a difusão da crença de que os gatos possuíam inúmeras vidas.
O que se sabe é que as lendas envolvendo as sete ou nove vidas do pequeno mamífero (número que varia de acordo com o país), são advindas da agilidade dos felinos, que conseguem resistir a quedas e acidentes sem sofrer danos devido à anatomia de seus corpos. Mas sim, eles têm uma única vida!
7) Gatos pretos têm mais sorte que gatos de outras cores?
Verdade! Segundo estudos realizados pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA, os genes que geram a coloração escura dos gatos pretos também são responsáveis por torná-los imunes ao vírus do HIV felino.
REDES SOCIAIS