Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Neste domingo (1/4), o Café Filosófico, em parceria com o Instituto CPFL, recebe o psicólogo e psicoterapeuta Ivan Capelatto. Em sua palestra, intitulada Responsabilidade: uma virtude psíquica ou uma aquisição cultural?, o convidado fala sobre a ligação entre os sentimentos da primeira infância e as noções de comprometimento adquiridas durante essa fase da vida. O programa inédito, apresentado por Clarissa Kiste, vai ao ar às 21h, na TV Cultura, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Temos visto muitas ações na política, na educação, nas questões do meio ambiente e mesmo nas relações sociais que têm nos levado a repensar o sentido de responsabilidade hoje. Essa habilidade de dar respostas ao que escolhemos, assumir as consequências de nossos atos e cuidar de nós e dos outros, por exemplo, é algo que se desenvolve desde a primeira infância.

A responsabilidade, entendida como a arte de responder pela própria liberdade de escolha e suas consequências, é analisada na atração por meio de ideias filosóficas, sociológicas e psicanalíticas. Mestre em Psicologia Clínica e Psicanálise pela PUC Campinas, Capelatto mostra como os sentimentos de ansiedade, medo, raiva e angústia - base para a formação e o desenvolvimento do sentido de responsabilidade durante os anos subsequentes - são vivenciados pelas pessoas mesmo enquanto ainda bebês.