Pescadores encontram garrafa plástica da Copa de 98 na Baía de Guanabara
No rótulo, a edição traz caricaturas dos jogadores que perderam a final para a França
23/10/2023 14h19
Pescadores de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, encontraram na Baía de Guanabara uma garrafa plástica produzida há cerca de 25 anos.
O objeto era de um lote comemorativo da Coca-Cola para a Copa do Mundo de 1998. No rótulo, a edição traz caricaturas dos jogadores que perderam a final para a França. A “relíquia” foi recolhida na semana passada, manualmente, na areia de uma das praias da Ilha do Pontal.
Leia também: Com apresentação de Ricardo Viveiros, "Brasil, Mostra a Tua Cara!" estreia na TV Cultura
Bobi, o cachorro mais velho do mundo, morre aos 31 anos
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma garrafa como a achada pelos pescadores gonçalenses demora 450 anos para se decompor totalmente no ambiente.
Pescadores costumam realizar trabalhos de limpeza no Canal de Magé e nos rios Suruí e Estrela, na Baixada Fluminense, e nos rios Imbuaçu, Pomba e Marimbado, em São Gonçalo. Desde fevereiro, mais de 150 toneladas desse lixo já foram retiradas pela Federação de Pescadores do Rio de Janeiro.
A entidade, por exemplo, mantém o programa Águas da Guanabara, que visa a quantificar e a qualificar os resíduos sólidos e a medir os impactos sobre a fauna e flora da Baía.
REDES SOCIAIS