Estados Unidos lança X-37B ao espaço com ajuda da SpaceX, de Elon Musk
Avião espacial ultrassecreto faz parte de um programa especial de segurança nacional
29/12/2023 11h28
Os Estados Unidos lançaram o avião espacial X-37B ao espaço na noite dessa quinta-feira (28), com a ajuda do foguete Falcon Heavy, da SpaceX.
Construído pela Boeing para implantar várias cargas úteis no espaço e realizar experimentos tecnológicos em voos orbitais de longa duração, tem aproximadamente o tamanho de um pequeno ônibus.
A primeira missão do veículo foi feita em 2010. De lá para cá, foram mais de 3.700 dias no espaço. A expectativa é que a operação desta vez dure até 2026.
Leia também: Taxa de desemprego atinge menor patamar em quase nove anos
Ele faz parte de um programa especial de segurança nacional do país. O Pentágono divulgou poucos detalhes sobre a espaçonave, o que a faz ser considerada ultrassecreta.
O lançamento ocorreu na Flórida após mais de duas semanas de atraso. Três contagens regressivas anteriores foram abortadas devido ao mau tempo e problemas técnicos não especificados.
Em um comunicado, o Gabinete de Capacidades Rápidas da Força Aérea afirma que a nova missão envolve testes de “novos regimes orbitais, experimentando futuras tecnologias de reconhecimento do domínio espacial”.
Leia também: Novo ataque russo deixa pelo menos 10 mortos e 60 feridos na Ucrânia
REDES SOCIAIS